Você sabe quais são os principais equipamentos de proteção individual para uso na hotelaria? Muitas pessoas não sabem mas esse assunto é de grande importância e é sobre ele que falaremos hoje.
Algumas funções desempenhadas em hotéis oferecem poucos riscos aos colaboradores, mas existem funções que devem ser mais monitoradas mais de perto, como por exemplo a área de governança.
Sabemos que por muitas vezes a equipe não reage muito bem às mudanças no setor, adequações, etc. No caso da adoção dos EPI’s, em muitas situações os funcionários recebem os equipamentos, são instruídos quanto ao uso mas acabam não utilizando por acharem que não é necessário, que não irá acontecer nada grave, etc.
Sabemos que já aconteceu várias casos de camareiras que se recusaram a usar, mas que depois sofreram acidentes graves durante as atividades e foram afastadas do trabalho.
Os EPIs de uso regular da Governança
Veja agora quais são os equipamentos necessários para garantir segurança das camareiras durante a execução do trabalho.
- óculos de proteção individual – Ideal para quando for fazer limpeza aérea;
- máscara respiratória – Trata-se de um equipamento feito com tecidos sintéticos e filtrantes, de modo que o funcionário não respire a poeira e os componentes químicos dos produtos, que podem ser prejudiciais à saúde.
- luvas – Obrigatoriamente toda a equipe de governança deve fazer uso da luva
em toda área de risco de contaminação biológica;
- calçado – Existe o calçado social e o tênis ocupacional. Ambos unem conforto e segurança, são práticos e também muito duradouros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os equipamentos para hotelaria, ficou mais fácil de garantir a segurança para os colaboradores do seu hotel. Cabe ao gestor da área de governança cobrar o uso desses equipamentos. Siga as orientações e garanta o uso desses itens em seu ambiente de trabalho.