O setor de governança hoteleira tem a responsabilidade de cuidar de todos os aspectos que se relacionam à organização, limpeza e arrumação dos quartos. Longe de ser uma área somente operacional, a equipe e, especialmente a governanta do hotel, deve contar sempre com uma atuação estratégica e motivada a fazer o melhor serviço.
Diante desse cenário, como anda esse setor do seu hotel? Acompanhe a leitura e conheça mais sobre como tornar a governança do seu hotel um verdadeiro diferencial.
Responsabilidades da governança em um hotel
Geralmente, o departamento de governança fica muito escondido em um estabelecimento hoteleiro. Os profissionais que fazem parte dele muitas vezes não são notados. Mas não é por isso que ele é menos relevante; ele é de extrema importância para o sucesso na hotelaria.
O setor de governança é o responsável por cuidar do principal produto que a empresa hoteleira comercializa, que é a hospedagem. O cliente compra o quarto e é no quarto que ele passa a maior parte do tempo durante a estadia. O trabalho da camareira tem influência direta nesse ambiente e nessa experiência.
Torna-se fundamental que o profissional de governança tenha um olhar condizente com a importância do departamento. As camareiras não só cuidam da limpeza, elas são responsáveis pelo bem-estar, pelo conforto dos clientes e, consequentemente, pela satisfação e pela fidelização dos hóspedes.
Gestão na área de governança
A governanta deve ser uma grande gestora de processos e de custos. Nas grandes empresas, a governanta executiva é responsável pelo maior centro de custo do estabelecimento, e a governança é um dos departamentos que mais gasta e, muitas vezes, o que tem o maior staff.
A governança trabalha junto com a recepção e, juntos, esses dois setores têm grande responsabilidade sobre a experiência do hóspede. É fundamental também que a empresa tenha uma cultura voltada à excelência no atendimento. Nessa questão, o estabelecimento precisa desenvolver políticas internas de valorização e qualificação contínua dos profissionais da área de governança.
Perfil dos gestores da área de governança na hotelaria
O gestor precisa ter bom trato com as pessoas, saber lidar com sua própria equipe e também com outras áreas. É importante também que ele tenha habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas que proporcionem mais agilidade e eficiência ao seu trabalho. No entanto, se está se buscando um processo mais profissional, é preciso ter mais transparência. Quando a gestão é institucionalizada, é pública, as pessoas sabem o que está acontecendo na governança e sabem que há padrões nos processos que precisam ser seguidos.
O mercado de governança busca e valoriza muito os profissionais que estão se qualificando com essa visão operacional, mas também tecnológica. É esse nível de profissionalização que a governança hoteleira precisa alcançar. Esse profissional precisa ser completo tecnicamente e ser um excelente líder.
Principais obstáculos da área de Governança
A Governança é um departamento muito importante na hospedagem e o seu maior desafio é mudar a visão dos hoteleiros que ainda não se atentaram às transformações do mercado. A hotelaria está mudando e os empreendedores e investidores precisam cada vez mais ajustar suas visões em relação à área de governança.
Muitas vezes, o estabelecimento é pequeno e quem lidera a governança é o próprio dono do negócio ou o gerente geral. Mas seja qual for a pessoa que esteja a frente, ela tem que ter esse olhar estratégico sobre a importância dessa área.
O que considerar na hora de formar sua equipe
Na hora de contratar os profissionais para a sua equipe, não basta apenas olhar a experiência, é importante analisar o comportamento e a postura dos candidatos. Algumas das competências humanas mais importantes nesse sentido são:
– Atitude;
– Proatividade;
– Gostar de lidar com pessoas;
– Gostar de servir.
Se os profissionais tiverem essas competências desenvolvidas, as habilidades técnicas e operacionais serão aprendidas rapidamente.
Busque sempre investir em pessoas qualificadas, que tenham técnica e perfil, agregue otimização dos recursos do seu hotel e garanta a recomendação dos seus hóspedes para seu estabelecimento se destacar.