Realizar o controle e avaliação da qualidade na Governança é um dos principais desafios do setor de hotelaria. Afinal, a qualidade nos serviços é que vai diferenciar o estabelecimento da concorrência e assim garantir a satisfação dos clientes.
Qualquer erro poderá gerar uma imagem negativa para o hotel. Hoje em dia então com o surgimento dos sites de reservas de hospedagem, a avaliação dos hóspedes principalmente as ruins, são compartilhadas rapidamente podendo afetar as decisões de potenciais clientes.
Para que você entenda melhor a importância de avaliar a qualidade dos serviços de Governança, falaremos a seguir como realizar essa avaliação de forma assertiva e que proporcione uma boa experiência aos hóspedes.
Realizar a inspeção de qualidade é diferente pois trata-se do processo da liberação do apartamento pela supervisora. Ela realiza a inspeção para liberar o apartamento para o próximo hóspede que vai chegar. Essa inspeção deve ser muito mais criteriosa pois é nesse momento que se verifica toda a situação física do quarto, o padrão, o serviço que será entregue ao cliente.
Porque adotar a inspeção de qualidade
A verificação e a inspeção tem como objetivo medir e avaliar sua qualidade, para que possa ser realizado o processo de melhoria contínua. É a única maneira de melhorar regularmente e não perder a qualidade nos serviços.
Quando for encontrada alguma irregularidade ou não conformidade, é preciso traçar um plano de ação para corrigir as falhas encontradas. Porém sem saber onde o processo está falho, ou quais são as oportunidades de melhoria, não há como realizar a correção necessária.
Como fazer a inspeção e avaliação dos apartamentos
Para que você obtenha bons resultados no processo de inspeção, a dica é fazer um checklist completo de inspeção de qualidade para o hotel e para os apartamentos e aplicá-lo regularmente.
Se as equipes forem grandes, o ideal é fazer um checklist por profissional, diariamente. Por exemplo, em um dia realizar a inspeção da camareira do quarto 11 e amanhã realize da camareira do quarto 12 e assim sucessivamente. Quando terminar o último apartamento, volte para o primeiro da lista, assim ao final do mês você terá uma visualização da situação real da qualidade dos serviços realizados e entregues aos hóspedes.
Ao receber um serviço de qualidade e ver suas insatisfações serem corrigidas e atendidas pontualmente, fará com que o hóspede desenvolva uma conexão positiva com o hotel. A relação do cliente com o estabelecimento não termina quando ele faz o check out, pois ele pode ser promover ou denegrir os serviços.
Portanto, promover o controle e avaliação da qualidade nos serviços de Governança podem proporcionar uma ótima experiência para o hóspede e consequentemente contribuirá para o sucesso do negócio.
Para ficar por dentro e saber tudo sobre o método ABC de Housekeeping, clique aqui para ter acesso ao e-book completo sobre o método de alta performance para Governança Hoteleira.