Presente em todos os estabelecimentos como hotéis, pousadas entre outros meios de hospedagens, a governanta tem um papel extremamente estratégico para a empresa. Responsável por deixar os ambientes limpos, confortáveis e organizados para receber a todos os hóspedes, a função da governanta é fundamental. Neste cenário, a boa imagem do estabelecimento depende da capacitação, da qualificação e da atuação dos profissionais, principalmente da governanta de hotel.
Ocupar o cargo de governanta é de extrema responsabilidade, uma vez que o profissional precisa ser capacitada a oferecer um excelente atendimento, atendendo a necessidade de cada hóspede.
Principais atividades de uma governanta em um hotel
Se você pensa que a área de governança de hotel está focada somente em limpeza e arrumação, você está enganado. A área de Governança se atualizou com o passar dos anos e tornando-se um setor com muito mais processos, gestão e liderança. Por isso hoje em dia o profissional precisa se atualizar e se adequar para desempenhar funções como:
- Fazer a gestão das atividades relacionadas à organização dos apartamentos,
- Coordenar as equipes de camareiras, zeladores e atendentes;
- Planejar as atividades de limpeza das áreas de circulação e sociais;
- Ser responsável pela lavanderia e pelas atividades do setor de costura;
- Solicitar serviços de manutenção, reparos e consertos em geral.
Embora ainda seja uma profissão predominantemente executada por mulheres, o cargo também é exercido com competência por profissionais do sexo masculino.
Vale lembrar que a Governanta também tem como responsabilidade as atividades relacionadas aos processos administrativos, como:
- Providenciar a compra de insumos (produtos de limpeza, materiais para os apartamentos etc);
- Planejar a escala de folga dos funcionários e treinar as equipes;
- Inspecionar o trabalho da equipe;
- Controlar o estoque e os orçamentos;
- Elaboração e preencher relatórios.
Habilidades necessárias para uma governanta
Como entrar qualquer outro cargo, ser governanta exige além de conhecimentos técnicos específicos da área, é importante que o profissional possua determinadas habilidades para realizar um bom trabalho. Veja os principais:
- Dedicação
- Empatia
- Proatividade
- Sensibilidade
- Organização
- Responsabilidade
- Ter perfil de liderança
- Cordialidade
- Pontualidade
- Ser assertivo na comunicação
- Ter senso crítico e analítico
Hoje em dias muitas tarefas dentro de um hotel foram substituídas por sistemas por exemplo. Porém as atividades de uma governanta não podem ser executadas por máquinas, pois são atribuições humanizadas que estreitam a relação do hóspede com o estabelecimento e os robôs ainda não são capazes de realizar esse papel.
Saiba mais sobre Governança hoteleira baixando o E-book ABC do Housekeeping clicando aqui.