Saiba o que é necessário para uma limpeza eficiente
Você que atua no setor hoteleiro, sabe qual prioridade é dada para a higienização de quartos de hotel? Podemos afirmar que mesmo com uma arrumação impecável, a higienização e a limpeza são imprescindíveis para que o cliente tenha uma estadia de excelência.
De todos os setores da estrutura hoteleira, sabemos que a governança é o maior deles. Apesar de ser responsável pela gerência de todas as áreas de serviços que compõem a hospedagem e todas elas serem importantes, a prioridade do setor de governança será sempre o cuidado com o apartamento.
Em alguns empreendimentos a atenção dada pelo responsável da governança às UHs (unidades habitacionais), responde por mais de 60% de seu tempo de trabalho.
Para o alcance da alta performance em Governança Hoteleira, baseado no Método ABC de Housekeeping, desenvolvido por mim, é necessário garantir três pilares essenciais: Segurança, Qualidade e Eficiência.
Para saber se um quarto está realmente higienizado e limpo conforme as normas, veja abaixo todas as etapas do processo.
Processo de Higienização
A higienização é responsável por cuidar do pilar da segurança. É o processo químico que elimina germes, bactérias e fungos que possam estar presentes na UH.
Em um processo profissional, nunca nos descuidamos da segurança, e esse é o primeiro pilar que sustenta a nossa sequência lógica. Cuidamos da segurança de quem vai receber o serviço (o hóspede) e de quem realiza o processo (o profissional). Desta forma, o passo A é identificar qual a área mais suja e de maior risco contaminante para prover a higienização, eliminando assim a sujidade biológica.
Sempre podem acontecer casos especiais em que o hóspede se feriu na varanda ou sujou alguma outra área. Mas de uma forma geral é o banheiro a área mais suja da UH. É lá onde existe a maior concentração de fungos, bactérias e microrganismos.
No e-book ABC do Housekeeping você encontra o checklist completo do Processo A. Para baixar CLIQUE AQUI
Hora da Limpeza
Por princípio, não podemos fazer a arrumação em uma área que ainda não foi limpa. Por isso, o segundo passo precisa ser a limpeza, que é o processo de remoção de manchas superficiais, poeira e acabamento nos vidros. Por fim, realiza-se a arrumação, o processo de forrar a cama, organizar todos os itens de acordo com o padrão da UH, repor os itens usados ou substituir os danificados. Só então a UH estará finalizada para a entrada do próximo hóspede
Evitando o retrabalho
Na limpeza de um apartamento, o retrabalho pode acontecer por falta de uma ordem específica na realização das tarefas. Nesse caso, o passo-a-passo (sequência) deve ser obrigatório para evitar esquecimentos. Por isso, o processo de limpeza segue a seguinte ordem:
- do LIMPO para SUJO
- do FORA para DENTRO
- do ALTO para BAIXO
As áreas sujas são aquelas onde há risco biológico. Nesse caso, o banheiro. Áreas internas são aquelas que estão mais perto da porta e áreas externas são as que estão mais distantes, e devem ser priorizadas.
A camareira deve, então, começar a limpeza pela varanda (mais externo), seguindo a para o quarto/sala/ cozinha (interno) e ao finalizar o quarto (área limpa), inicia-se a limpeza do banheiro (área suja).
Os detalhes do processo de limpeza você encontra no e-book ABC do Housekeeping. Para baixar CLIQUE AQUI
Toda a limpeza começa de cima para baixo. O chão é a última etapa do processo e deve ser limpo no sentido da saída, para não precisar pisar onde já foi limpo. Porém, se a localização do banheiro for afastada da porta, vale a pena deixar um caminho de acesso para a finalização após o término do mesmo.
Só agora, com o ambiente limpo, faz sentido arrumar o restante da UH.
Para conferir na integra o método ABC de Housekeeping, clique aqui para ter acesso ao ebook completo sobre o método de alta performance para Governança Hoteleira.